quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mitos e verdades sobre o ovo



 

Ele aumenta a taxa de colesterol no sangue? Pode ser consumido cru? Aqui, você encontra as respostas para essas e outras perguntas.

Delicioso, o ovo é uma ótima fonte de proteínas e não só pode como deve ser usado na alimentação. Se consumido de forma equilibrada, traz muitos benefícios à saúde, pois auxilia na recuperação de tecidos e no aumento e manutenção de força muscular. Entenda agora o que é mito e o que é de fato verdade sobre esse alimento, para consumi-lo sem preocupação!

Comer ovos todos os dias aumenta a taxa de colesterol no sangue.

Mito. As pessoas saudáveis podem consumir um ovo por dia – sempre atentas ao limite de ingestão diária total de colesterol, que não deve ultrapassar 300 mg. Essa é a recomendação da American Heart Association, seguida no Brasil. Como as carnes também são fontes de proteínas, o ideal é variar o cardápio durante a semana.

É errado guardar os ovos na porta da geladeira. 

Verdade. O abre e fecha constante da porta facilita a alteração da temperatura, que prejudica o alimento. Além disso, o ato de bater a porta pode causar micro-rachaduras imperceptíveis ao olho humano, que podem contaminar o interior do ovo. Se a sua geladeira não tem um compartimento específico para os ovos, guarde-os na própria embalagem, na prateleira intermediária.

É preciso lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. 

Mito. Atualmente, os ovos já passam por um rígido controle de qualidade. Por isso, não há necessidade de limpá-los antes de usar, até porque o procedimento elimina a película natural que protege a casca, aumentando sua porosidade e tornando-a suscetível à contaminação por micro-organismos. Caso queira lavar os ovos mesmo assim, o recomendado é fazer isso no momento do uso. 

Há riscos em consumir o ovo cru ou com a gema mole.

Verdade. Se a cocção não é adequada, eventuais bactérias presentes no alimento podem sobreviver. A bactéria salmonela, por exemplo, pode se desenvolver em temperaturas de até 50 ºC e causa infecções. Gestantes, idosos, crianças e imunodeficientes têm mais risco de desenvolver formas mais graves de salmonelose e devem redobrar a atenção. A melhor forma de consumir ovos é cozinhá-los por 12 minutos. É preciso atenção também a doces e gemadas preparados com ovos crus.

A clara de ovo traz benefícios para a saúde dos atletas. 

Verdade. A clara não tem gordura e é riquíssima em um tipo de proteína chamada albumina. Seu consumo é indicado para os esportistas, depois do treino, para ajudar na recuperação e na restauração dos músculos. Porém, duas claras por dia fornecem a quantidade suficiente de proteínas – e não é preciso mais do que isso – já que o excesso pode sobrecarregar os rins. Muitos atletas, no entanto, consomem as claras cruas, pois acreditam que, assim, potencializam a absorção da proteína. Isso é um erro, pois a cocção não prejudica a absorção do nutriente – na verdade, elimina o risco de contaminação pela bactéria salmonela.

Fonte:
Sadia